Institucional

COLÉGIO CONEXÃO PROMOVE O PRIMEIRO DEBATE TEMÁTICO DO ANO

calendar_today 02/05/2019
label Notícia
COLÉGIO CONEXÃO PROMOVE O PRIMEIRO DEBATE TEMÁTICO DO ANO

<p>Para realizar a atividade, utilizou-se como metodologia a simula&ccedil;&atilde;o de um Tribunal do J&uacute;ri a fim de se obter um veredito acerca da seguinte quest&atilde;o: &ldquo;a atual proposta da reforma da previd&ecirc;ncia &eacute; adequada ou n&atilde;o &agrave; realidade brasileira?&rdquo;.</p>

No dia 25 de abril, no Colégio e Curso Conexão, foi ministrada uma aula acerca da pertinência da atual proposta da Reforma Previdenciária. O conteúdo apresentado aos alunos do curso Pré-Vestibular e dos terceiros colegiais teve por intuito dar suporte teórico, a partir de diferentes áreas do saber – a exemplo, artes plásticas, filosofia, sociologia e atualidades –, a esses estudantes, os quais, mediante inscrição, foram protagonistas do primeiro debate temático promovido pelo colégio no dia 02 de maio de 2019. A título de informação, cabe dizer que os demais estudantes participaram do evento como plateia.

Para realizar a atividade, utilizou-se como metodologia a simulação de um Tribunal do Júri a fim de se obter um veredito acerca da seguinte questão: “a atual proposta da reforma da previdência é adequada ou não à realidade brasileira?”.

Então, por se tratar de um simulacro desse tipo de julgamento, os alunos não apenas pesquisaram a respeito do tema, como também se organizaram, tendo por base a estrutura de um debate formal que, neste caso, envolveu a formação de três grupos distintos: aqueles que defenderam a atual reforma, aqueles que se opuseram a ela, e, ainda, aqueles que julgaram a qualidade dos argumentos e das evidências apresentadas pela defesa e pela acusação. Nesse contexto, após feitas as apresentações, tanto da defesa quanto da acusação sobre a discussão proposta, o júri elaborou o veredito com base na argumentação mais persuasiva; em seguida, coube ao juiz – papel assumido por um professor – verbalizar a decisão tomada.

Essa iniciativa do Colégio e Curso Conexão teve como objetivo não somente incentivar e fortalecer habilidades as quais envolvem a pesquisa, a seleção de informações relevantes, a argumentação, a criticidade, como também conduzir os alunos ao entendimento de que argumentar é uma arte, não um embate, visto que, de acordo com o Prof. Dr. Antônio Suárez Abreu (professor associado da USP e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP – campus Araraquara), argumentar não é vencer alguém, “forçá-lo a submeter-se a nossa vontade”, em vez disso, “seja em família, no trabalho, no esporte ou na política, saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. É também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro.” (In: ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 1999, p. 10).

Compartilhar: